domingo, 18 de maio de 2014

Sobre a energia das peças feitas à mão

Fazer trabalhos manualmente implica a artesã  em um processo de concentração na criação e na execução do projeto.
Há pessoas que trabalham em série, eu já vi: fazem suas peças no modelo fábrica, produzindo uma certa quantidade de ítens idênticos, desde o corte das partes componentes do projeto, chegando até a utilizar as mesmas cores, para minimizar a margem de erro, e ao final do tempo de produção das peças, o resultado são vários "iguais". Geralmente esse processo é adotado por quem faz entregas pra lojas ou pra revendedores.
No meu caso, não. Eu não faço duas peças iguais... nem adianta pedir. O mais próximo que pode acontecer é eu utilizar o mesmo molde básico, mas as peças sempre se parecerão "irmãs" ou  "primas" e nunca a mesma.
Cada vez que inicio um projeto, sendo encomendado ou livre, me concentro em cada etapa do processo, desde a decisão das cores que usarei, que passa pela visualização criativa da peça como já estivesse pronta, à escolha e compra dos tecidos e cada parte, cada etapa, mesmo aquelas que não parecem ter a ver com a peça, do tipo, organização da mesa para aquele projeto, etc, tudo... tudo é feito por mim, na intenção do projeto. Tenho a certeza de que isso imprime muita energia na peça, e que tudo quanto eu faço no meu atelier é muito vibrante, embora não, propriamente, vivo.
Tenho até uma crença de que uma manta feita á mão, devido ao imenso trabalho que dá pra ser feita, é tão manipulada, tão apreciada no processo de produção, tão mentalizada como bela e acolhedora, que poderia auxiliar no processo de alívio de alguns tipos de enfermidade, devido à carga de positividade que suporta. Na (minha) verdade, eu penso que o Patchwork e outras técnicas afins "curam" não só que o usa, mas quem o faz.
Cada peça é única, e eu detesto quando junto com as encomendas vem a frase: "quero igualzinho a esse". Sim, posso me basear em outras peças, minhas ou de outras artesãs, e isso não é nenhum problema, aliás, é muito interessante ver uma peça pronta, e percorrer o processo mental de como ela deve ter sido feita, e enfrentar o desafio de fazer algo semelhante... mas igual, não. Nunca!
Um outro aspecto que passa despercebido, em relação às peças feitas à mão, principalmente por parte dos clientes: cada peça feita à mão é ÚNICA, EXCLUSIVA. Tendo sido feita por encomenda, e portanto customizada ao gosto do cliente, ou não, se foi produzida sem um destinatário específico, as peças feitas à mão são sem par e essa especialidade as torna valorosas. Não há nem haverá outra igual, que tenha passado pelo mesmo processo completo que alguma outra.
É por isso que as peças levam um tempo para serem produzidas, que são especiais: são investidas de tempo e energia - isso acaba tendo um reflexo sobre seu valor e preço, e eu entendi que seria interessante trazer um pouco dessa perspectiva pra cá.
Quando, eventualmente, pessoas acham Patchwork "caro", eu brinco que "caro é aquilo que não vale o preço", e o que vale o preço em peças produzidas à mão vai muito além de sua utilidade, pois envolve dedicação exclusiva, numa peça exclusiva, com cada parte do processo tendo sido percorrido por alguém, demandando sua atenção e trabalho amoroso (sim, porque que não é capaz de amar esse trabalho, nunca o fará).
Então, pessoal, minha dica dessa vez é: está com uma peça feita à mão diante de você? Então curta-a, aprecie e desfrute de sua imensa energia!
 
Aqui, algumas peças minhas... pra ver as demais, vá na barra lateral à direita. ;)
 







 

Nenhum comentário:

Postar um comentário